top of page
Buscar
  • rafaelguarda

Análise de Gases do HeadSpace (HGA): O que temos de novidade? - PARTE 2

Visão Geral da Calibração…

Nós aprendemos na parte 1 deste artigo que medidas fornecidas pelo sistema laser não possuem unidades de medida, então é necessário correlacionar estes números com referências certificadas, os chamados padrões. É possível calibrar o Analisador de Gases do Headspace (HGA) para retornar medidas na concentração de gás ou pressão total nas unidades de pressão (mbar, PSI, Torr, KPa). O procedimento de calibração é similar em ambos os casos; a diferença está relacionada às referencias que você está usando.


Se nós quisermos que o HGA retorne medições de concentração de gás, nós precisamos decidir quantos pontos de referência usar como primeiro passo. Esses pontos são usados para construir a curva de calibração que correlaciona dados brutos medidos pelo laser com valores conhecidos de concentração de gás. É fundamental ter verificado tanques do tipo de gás que queremos medir, por exemplo, se quisermos detector oxigênio, nós precisamos construir padrões de concentrações diferentes de oxigênio. Misturas certificadas de nitrogênio e oxigênio podem ser facilmente encontradas no mercado. Uma troca clara de informações com o cliente é muito importante durante esta fase, porque os padrões devem ser preparados com o mesmo tipo de recipientes e níveis de pressão que o cliente está habituado. O alcance das medições e a precisão necessária são outros pontos a esclarecer com o cliente. Estes são parâmetros críticos porque podem introduzir limites relacionados aos requisitos de desempenho de produção.



Este problema é particularmente sentido se estamos configurando um sistema de inspeção em linha, mas não é tão importante se estamos manejando equipamento de laboratório, a menos que você esteja trabalhando com lotes que exigem teste de um número preciso de recipientes num determinado intervalo de tempo.


Nós construímos nossos padrões colocando-os numa pequena câmara que saturamos com a mistura de gás em um nível de pressão preciso.


O procedimento é similar se nós precisarmos construir padrões em níveis diferentes de pressão interna porque nós queremos que o HGA retorne nível de pressão interna ao invés de concentrações de gás. Neste caso a pequena câmara não é preenchida com gás, mas sim com ar em diferentes níveis de pressão. Por exemplo, o cliente está interessado em medir a pressão interna do recipiente quando ele usa alto vácuo para proteger seu produto. Neste caso nós correlacionamos dados brutos medidos pelo laser com conhecidos valores de pressão.


O caso dos padrões para calibrar o HGA para medir concentrações misturadas é um pouco diferente porque é baseado no equilíbrio da umidade relativa (RH%) de soluções salinas saturadas. Uma tabela de referência foi preenchida para fornecer RH% numa faixa precisa de temperaturas. Por exemplo, o cloreto de sódio a 20 graus celsius garante 75.47% +-0.14%. Outros sais podem ser usados para obter diferentes %RH. A curva de correlação final é calculada exatamente da mesma forma que nos outros casos.


Os padrões tem data de expiração, então, depois disso é necessário substituí-los por novos conjuntos.

Visão Geral da Aplicação Industrial para Embalagens


Eu espero que você tenha adquirido um melhor entendimento da tecnologia TDLAS então você pode apreciar suas aplicações para automação industrial.


A Bonfiglioli Engineering tem enriquecido sua frota de automação sempre com novos dispositivos com foco nas atividades de Pesquisa & Desenvolvimento, na otimização do processo e aumento da sensibilidade dos sistemas de medição.


A Bonfiglioli Engineering pode oferecer muitas soluções preenchendo os requisitos dos laboratórios assim como situações mais complexas requeridas pela indústria farmacêutica. A seguinte parte do documento é dedicada a uma breve descrição delas.


Para as questões dos laboratórios nós temos o Laser Cube. Graças às suas pequenas dimensões ele pode ser facilmente colocado numa mesa de laboratório. Ele pode testar diferentes tipos de recipientes até 250ml de tamanho, a mudança rápida de formato e ajuste automático de altura são seus pontos fortes.




Procurando por um equipamento semi automático nós podemos oferecer o LVA 150. Esta máquina tem um sistema de alimentação por bandejas. Ela pode ser usada para aplicação off-line ou na linha graças à presença de rodas na sua base que podem movimentar o equipamento de um lugar para outro da planta. Ele fornece uma combinação certa entre precisão e desempenho garantindo uma velocidade de produção até 60cpm.


Se o cliente precisar de automações para fins de teste em linha, a Bonfiglioli pode oferecer duas soluções diferentes: a LVA 600 e a Combi.


A LVA 600 é uma máquina com baixo impacto de instalação por que pode ser atualizada para funcionar até 600 cpm sem afetar muito a linha de produção; o cliente pode decidir instalar apenas um laser e adquirir mais unidades ao longo das atualizações futuras baseadas na disponibilidade de budget. Esta máquina pode oferecer grande flexibilidade combinando mais lasers do mesmo tipo para resolver problemas relacionados à precisão ou velocidade de produção, ou misturar diferentes tipos de laser (por exemplo, um laser para oxigênio e um para umidade) para cobrir diferentes tipos de produtos, por exemplo, liofilizado e liquido no mesmo equipamento sem outras peças de formato.



Por último, mas não menos importante, a Combi. Esta máquina é muito interessante, ela pode combinar diferentes tipos de testes no mesmo equipamento. Podemos ter um carrossel para detecção de vazamento ligado a um segundo carrossel configurado com um ou mais lasers. Também neste caso é possível ter diferentes tipos de laser. Além disso, essa máquina pode ser configurada a recursos de inspeção visual em vez de detecção de vazamento. Nossas automações na linha e em linha não precisam testar referencias periodicamente para manter a linha de absorção de laser alinhada durante o processamento normal. Também não precisamos desareação com fluxo de nitrogênio para ter uma zona de referência próxima ao ponto de medição de inspeção de oxigênio ou umidade; colocamos em prática outros truques que nos permitem simplificações da máquina.


Maiores informações: www.bonfiglioliengineering.com


9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page